iPhones e iPads com 5G são banidos na Colômbia graças a disputa de patentes
Depois de ser atacada em vários territórios, Apple se vê impossibilitada de comercializar smartphones e tablets com 5G na Colômbia devido a uma disputa de patentes com a Ericsson.
Graças a uma decisão tomada pela corte de Bogotá na última semana, a empresa de Cupertino foi banida das atividades de importação, comercialização e propaganda de iPhones e iPads que infringem a patente da Ericsson, referente a tecnologia 5G.
De forma adicional, a Maçã ainda é obrigada a informar lojas, varejistas, proprietários de plataformas de mídia social, redes de comunicação em massa e plataformas de e-commerce sobre a irregularidade a fim de garantir a conformidade.
Com a medida já em vigor, a Apple tenta rebater a decisão processando a Ericsson em outro território, no Texas, Estados Unidos. Isso, pois como foi impedida de entrar com uma liminar para impedir a decisão da Ericsson no país sul-americano, decidiu tentar responsabilizar a empresa sueca por quaisquer danos ou prejuízos resultantes da decisão tomada na Colômbia.
Apesar do motivo da briga, um fato bastante curioso ronda todo esse embate: a Colômbia ainda não possui uma rede 5G ativa. Com isso, pode ser que toda a discussão esteja em torno da possibilidade de a patente já ter sido violada durante testes da rede, ou sob a possibilidade de ser violada no futuro, quando o 5G chegar ao país.
As duas empresas estão em uma disputa global de patentes sobre o 5G. A Apple exige as patentes da Ericsson para fazer a rede funcionar em seus dispositivos, a sueca, por outro lado, está entrando com vários processos contra a Maçã.
Um acordo para licenciar tecnologia 3G e 4G entre as duas expirou no ano passado, com as duas partes sendo incapazes de chegar a um acordo que incluísse também a tecnologia 5G.
A Apple já foi impedida, em 2018, de comercializar alguns dos seus aparelhos na Alemanha. Na ocasião, o processo foi movido pela Qualcomm, também sob a acusação de uma violação de patente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário